Bichectomia
ou Cirurgia da bochecha
A gordura de Bichat é uma bolsa de gordura localizada em cada um dos lados da face. Tem função mecânica, servindo de apoio e permitindo a fácil movimentação dos músculos durante a mastigação e a sucção. Confere às bochechas o seu contorno arredondado, principalmente em lactentes. Geralmente tem um volume aproximado de 10 ml e seu tamanho varia muito pouco com as oscilações do peso corporal. A distribuição correta do volume facial e sua simetria são os pontos chaves na aparência jovial da face. A bichectomia pode ser avaliada também como procedimento estético por auxiliar afinamento do terço inferior da face.
O que é?
É a cirurgia para redução do volume da bochecha.
Como é realizada?
Um pequeno corte na mucosa interna da boca permite o acesso a essa gordura e seu tratamento. Deve-se ter muito cuidado durante a realização desse procedimento pois a bola de Bichat está localizada junto ao nervo que transmite movimentos para a face. Esse procedimento dura em torno de 15 minutos de cada lado da face.
Tipo de Anestesia:
Anestesia local
Indicação:
A ressecção parcial da bola de Bichat deve ser somente indicada em pacientes com excesso dessa gordura que pode ser demonstrada das seguintes formas:
Mordeduras frequentes da mucosa oral por excesso de volume ocupando o corredor bucal (o excesso de gordura entra no espaço entre os dentes durante a mastigação).
Face infantilizada: o excesso de gordura promove a quadralização da face, gerando o aspecto de “Fofão”.
Alerta importante, a ressecção cirúrgica sem critérios da bola de Bichat pode gerar sequelas a longo prazo como a esqueletização da face, necessitando de procedimentos para devolver volume à uma face mais envelhecida que o normal.
Tempo de Internação:
Esse é um procedimento ambulatorial, não necessitando de internação.
Pós operatório:
Dieta líquida e pastosa nos primeiros dias do procedimento são importantes para prevenir a entrada de qualquer tipo de resíduo alimentar no local da cirurgia. Higiene oral rigorosa e bochechos são também necessários.