Otoplastia

Otoplastia

ou plástica das orelhas


É a deformidade mais comum das orelhas. Podem trazer constrangimentos, problemas psicológicos e sociais ao seu portador, principalmente nas crianças, que passam a ser vítimas de brincadeiras jocosas no seu convívio diário. Sua causa é genética, sendo comum observar casos semelhantes na mesma família. As principais alterações encontradas nestes casos são o aumento do tamanho da cartilagem da orelha, o desaparecimento do contorno externo, surgimento de dobras anormais e aumento da distância entre a orelha e a cabeça.

O que é?

Cirurgia indicada para a correção da orelha de abano em seus persos graus.

Como é realizada?

A cirurgia é realizada através de um corte posicionado na parte de trás da orelha, não ficando visível no dia-a-dia. Através desse corte, é realizada a moldagem da cartilagem devolvendo o contorno desejado. A duração da cirurgia é por volta de 2 horas.

Tipo de Anestesia:

Para crianças, a anestesia geral é a mais recomendada. Para os Adultos, a anestesia local com sedação é realizada.

Indicação:

A otoplastia pode ser realizada a partir dos 6 a 7 anos de idade, quando a orelha já está próximo ao seu tamanho final. É muito importante quando a criança ou adulto estão motivados a realizar a cirurgia. Isso faz com que o pós operatório seja muito bem tolerado, que se siga todas as orientações médicas e que o resultado estético desejado seja atingido.

Tempo de Internação:

12 horas

Pós operatório:

É uma cirurgia pouco doloridas para as crianças. Adultos podem ter uma sensibilidade maior. Uma faixa de compressão leve (faixa de tenista, bailarina ou touca) deve ser utilizada 24h ao dia no primeiro mês. Os pontos geralmente são internos e absorvíveis, não sendo necessário a sua retirada.

Location