Qual o limite máximo de gordura que pode ser retirado na lipoaspiração?

Qual o limite máximo de gordura que pode ser retirado na lipoaspiração?

     Inicialmente preciso enfatizar que cada caso deverá ser avaliado ponderando as características físicas de cada paciente, seu peso corporal, reservas de ferro no organismo e preparo pré-operatório. Além disso, cirurgias associadas e a possibilidade de realização de (auto) transfusão sanguínea no final do procedimento também alteram o volume possível de ser retirado.

 

      As orientações básicas de segurança são para evitar exceder um volume retirado de equivalentes 7% do peso corporal ou de não superar 40% da superfície corporal em área tratada. Assim, vou te ensinar a calcular. Por exemplo, uma paciente que seu peso atual seja de 60kg e irá realizar somente uma lipoaspiração. Qual o volume máximo de gordura a ser retirado em litros?

 

Peso atual x 7% = volume máximo retirado (em litros)

60 x 7% = 60 x 0,07 = 4,2 litros

 

     Ou seja, uma paciente de 60 quilos pode retirar até 4,2 litros de gordura nesse procedimento e assim, permanecendo dentro de um limite confiável de segurança.

 

     Em casos de cirurgias associadas, esse volume deve reduzir para permitir mais segurança ao procedimento, pondendo chegar até a 4% do peso corporal em casos de cirurgias combinadas maiores.

 

     No link abaixo, existe uma normativa publicada pelo Conselho Federal de medicina orientando sobre critérios a serem observados para realização de uma lipoaspiração de segurança.

 

http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2003/1711_2003.htm