Diferentes tipos de tratamentos na "Drenagem Linfática" pós cirurgia plástica.

Diferentes tipos de tratamentos na "Drenagem Linfática" pós cirurgia plástica.

     Pessoal, vamos agora falar sobre as principais técnicas utilizadas no tratamento pós-operatório da cirurgia plástica. Esse é um capítulo mais técnico do nosso blog, mas tem a função de explicar que todas as técnicas são complementares e se somam. O uso de uma técnica isolada ou o tratamento somente com aparelhos reduz a eficiência e entrega um resultado mais pobre.

 

     Principais técnicas utilizadas nos atendimentos:

 

1)Drenagem linfática manual (técnica terapêutica)

     Diferente das massagens convencionais utilizadas em tratamentos estéticos a drenagem linfática terapêutica é uma “massagem” muito técnica,  realizada através de pressões suaves e movimentos lentos, precisos e cadenciados. As pressões feitas na pele direcionam os líquidos carregados de toxinas do corpo para as estruturas do sistema linfático (os linfonodos), onde serão absorvidos e depois eliminados através da urina.

 

     A Drenagem Linfática Manual atua, não apenas no local da massagem, mas em todo o sistema linfático, promovendo a redução do inchaço pós operatório, redução do desconforto e ainda promove uma desintoxicação com melhora também no sistema imunológico (defesa natural do corpo).

 

     Utilizamos a técnica Vodder de Drenagem Linfática, seguindo os preceitos da Ecole Virginia Cool (França), reconhecida internacionalmente como uma das escolas de drenagem linfática Vodder de maior prestígio no mundo. Isso possibilita trabalharmos de forma diferenciada, com uma abordagem terapêutica mais eficiente desde os casos estéticos mais simples até casos clínicos mais complexos.

 

2)Terapia manual (pompagens, mobilização tecidual)

     Utilização de recursos terapêuticos manuais para tratar áreas de aderência, fibrose e irregularidades. Indispensável para uma recuperação de qualidade. Exige muita percepção tátil do profissional, pois pode ser empregada desde o primeiro atendimento. Deve ser feita com cautela, pois a escolha inadequada da manobra, intensidade e frequência podem gerar efeito contrario do desejado.

 

3)LTF (Liberação Tecidual Funcional)

     Baseada em conceitos da terapia manual e estudos científicos sobre uso de tensão mecânica manual em tecidos cicatriciais, a L.T.F. (Liberação Tecidual Funcional) tem como principal objetivo reorganizar as estruturas dos tecidos e devolver a flexibilidade e funcionalidade ao local afetado.

 

     A aplicação da técnica exige curso de capacitação especifica além de grande conhecimento, percepção e sensibilidade tátil do profissional. É um recurso muito eficiente no tratamento e prevenção de fibroses e aderências causadas principalmente pelas lipoaspirações e cirurgias plásticas e/ou reparadoras. O profissional realiza movimentos manuais contínuos, firmes e prolongados, mobilizando a região que necessita de tratamento. Isso gera uma tensão mecânica sobre o tecido em disfunção que em resposta, modifica sua estrutura.

 

4)Ultrassom

     É uma modalidade terapêutica muito empregada como auxiliar nos tratamentos das disfunções estéticas e também nos pós operatórios.  Embora estudos mostrem o seu efeito benéfico na cicatrização de feridas e regeneração de tecidos, é importante lembrar que a lesão em descolamento provocada pela cirurgia plástica promove um ambiente metabólico isquêmico, diferente de uma lesão "convencional".  Esta particularidade modifica a interação do US com os tecidos biológicos e se usada inadequadamente, pode gerar prejuízos.

 

5) Radiofrequência

     É realizado com um gerador de radiofrequência que induz calor nos tecidos dérmicos. O objetivo é aumentar a temperatura do tecido e mantê-la por um determinado tempo, desencadeando uma sequência de reações fisiológicas como vasodilatação local e estímulo à formação de novo colágeno.

 

     A utilização da radiofrequência no tratamento de fibroses pós cirúrgicas tem sido muito difundida atualmente, porem a sua indicação deve ser bem avaliada (com cautela) e complementada com outras técnicas da fisioterapia para que provoque um efeito positivo na recuperação (utilizada principalmente em fibroses já instaladas ou tardias).

 

     O seu uso de forma irregular provoca um estímulo aos fibroblastos que pode afetar o mecanismo de cicatrização, que já é intenso em um pós operatório mais recente, provocando mais fibroses.

 

6) Taping

     E uma técnica que utiliza bandagens terapêuticas adesivas modeladas em conformidade com as características individuais da pele e da formação corporal de cada paciente, produzindo seus efeitos por meio de mecanismos neurofisiológicos e biomecânicos.

 

     Existem vários tipos de recortes das bandagens e diversas formas de aplicação, dependendo do objetivo pretendido. Essas bandagens devem ser aplicadas corretamente (tensão, tipo de corte e posicionamento adequados) para entregarem o resultado desejado e prevenir lesões de pele.

 

     Utilizado após cirurgias plásticas estéticas e reparadoras, são muito úteis em reduzir o inchaço, a dor, acelerar a absorção de equimoses (roxos) e auxiliar na prevenção e tratamento de cicatrizes patológicas (aderidas, retraídas e hipertróficas). É um excelente recurso que permite prolongar o efeito da intervenção fisioterapêutica no pós operatório, já que após aplicação mantem seu efeito durante 3 a 4 dias.

 


 

Texto por Ketty Francielle Klagenberg

Instagram: @kettyklagemberg

Fisioterapeuta - CREFITO 8 / 87319-F